CONGRESSO DE ESPECIALIDADES EM SAÚDE DO GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS- GDRH

 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – Nº 01/2022

  • O Congresso de Especialidades é promovido pelo Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de São Paulo “Dr. Antônio Guilherme de Souza” – CEFOR/SUS/SP, do Grupo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo – (GDRH/CRH/SES/SP).  O CEFOR  foi credenciado como Escola Superior para ministrar Cursos de Especialização Lato senso para a área de saúde em 2017 pelo Conselho Estadual de Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – CEE/SEE/SP e recredenciado em 2022 por mais cinco anos, juntamente com em 11 (onze) Unidades a saber:
  • 3 (três) Unidades Didáticas de Apoio:
    • Instituto de Saúde – IS;
    • Instituto Adolfo Lutz – IAL;
    • Instituto Pasteur – IP
  • 6 (seis) Unidades de Saúde próprias, integrantes de sua estrutura, compostas por hospitais e ambulatórios de especialidades da SES/SP:
    • Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – IPGG;
    • Conjunto Hospitalar Padre Bento, em Guarulhos – CHPBG;
    • Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Itapeva;
    • Instituto Lauro de Souza Lima – ILSL;
    • Instituto de Infectologia Emílio Ribas – IIER;
    • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – IDPC.
  • 2 (duas) Unidades vinculadas à SES/SP:
    • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – HCFMB-UNESP
    • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HCFMRP-USP.

Os alunos das Unidades Didáticas de apoio, de saúde e vinculadas a SES (Secretaria Estadual de Saúde) recebem bolsa de estudos financiados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo por 10 ou 12 meses, conforme a duração do Curso.

O CRH é responsável por planejar, coordenar e promover ações de gestão de pessoas no âmbito da SES/SP e a missão do GDRH é a formação e qualificação dos trabalhadores, visando o aprimoramento e a qualidade na prestação de serviços de saúde à população.

O CEFOR, por meio do Centro de Projetos de Educação para o Trabalho em Saúde – CPETS, tem desenvolvido ações para o fortalecimento do ensino e pesquisa das Instituições que mantêm os cursos de Especialização. Nessa perspectiva, a proposta deste evento é a socialização da produção científica dos especializandos/bolsistas dos cursos vinculados ao CPETS. Participa, também, como convidado, o Instituto Butantan. 

  1. Do Público Alvo

Gestores dos Cursos de Especialização da SES/SP, Coordenadores da Comissão Local das Instituições vinculadas, Docentes, Bolsistas Ingressantes e Ex-Bolsistas das turmas de 2018 a 2022 das Instituições vinculadas ao CEFOR/SUS/SP, profissionais da saúde e graduandos da área da saúde.

  •    Dos Objetivos
    • Divulgar as várias modalidades de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidas pelos bolsistas e ex bolsistas;
    • Divulgar as Instituições vinculadas e os seus respectivos cursos para a sociedade e contribuir na formação de profissionais para o SUS;
    • Propiciar a interação entre os bolsistas e ex bolsistas e suas respectivas instituições;
    • Incentivar a publicação de trabalhos de conclusão de curso nas revistas científicas.
  •    Do Período de Realização

3.1 O Congresso será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, no horário das 8h00 às 17h00;

3.2 Local: 100% Online;

4.1 A Inscrição para participar do Congresso será gratuita e recebida com início às 8h00 (horário de Brasília), do dia 09 de janeiro/2023 e término às 23h59m do dia 26 de fevereiro 2023, exclusivamente, pelo site https://conesp.org/

4.2 Após a inscrição, o link para a participação no evento estará disponível no site de inscrição;

4.3 Ao se inscrever, o bolsista/ex bolsista concorda com a política de privacidade do site e dá seu consentimento para o uso de seus dados para a finalidade exclusiva a que se destina este Congresso sua forma de divulgação e publicidade e demais atos necessários à concretização do Congresso, nos termos do que prevê a Lei n.º 13.709/18 (LGPD).

5.  Da Inscrição do Trabalho

5.1 Apenas o autor principal deverá inscrever o Trabalho e anexar o Resumo uma única vez no site https://conesp.org/ a partir das 8h00 do dia 12 de janeiro até as 23h59min do dia 22 de janeiro de 2023. (horário de Brasília);

5.2 Todos os autores/alunos participantes do Resumo do trabalho deverão estar inscritos no Congresso;

5.3 A elaboração dos Resumos deverá enquadrar-se em um dos 4 (quatro) eixos de submissão estabelecidos (anexo I);

5.4 Ao inscrever o Resumo do trabalho, o bolsista/ex bolsista aceita integralmente as normas e condições estabelecidas neste Edital sobre as quais não poderão alegar desconhecimento.

6.Do Envio dos Resumos do Trabalho

6.1 Os autores deverão anexar o Resumo do Trabalho em língua portuguesa no site https://conesp.org/

6.1.1 O número máximo de autores permitido será de até 06 (seis), sendo um deles, obrigatoriamente, o orientador(a) do trabalho;

6.2 É permitido submeter o mesmo resumo em apenas um eixo temático, sob pena de ter o Resumo desclassificado;

6.3 No Resumo do Trabalho deverá conter os seguintes itens: Introdução, Objetivos, Justificativa, Material e Métodos, Resultados/Discussão e Conclusão/Considerações Finais;

  • Serão aceitos resumos com resultados parciais ou finalizados.

6.3.2 Serão aceitas até 04 (quatro) abreviaturas diferentes em cada resumo;

6.4 Dados da Instituição, Nome completo dos pacientes, Tabelas e Figuras deverão estar anonimizados;

6.5 Será permitido até 2.500 caracteres no Resumo do Trabalho

6.5.1 Os números de caracteres do Título e da Autoria estão excluídos;

6.5.2 Os números de caracteres utilizados nas tabelas e imagens no texto do Resumo estão incluídos;

6.5.3 Referências devem ser excluídas no Resumo do Trabalho.

6.6 O preenchimento e o envio dos resumos serão feitos exclusivamente por meio eletrônico.

6.7 Não será aceito o Resumo do Trabalho enviado por outros meios como          e- mail, físico e outros.

6.8 O Formulário de Inscrição só será liberado para o envio após o preenchimento de todos os campos obrigatórios.

6.9 Ao submeter o seu Resumo, confira as informações inseridas no formulário, pois não será possível editar ou corrigir as informações após o seu envio.

7.Da Avaliação do Resumo de Trabalho

7.1 Os resumos de trabalho serão avaliados pela Banca Examinadora.

7.2 Serão avaliados os seguintes itens: adequação do título, adequação gramatical e ortográfica, organização de ideias, capacidade de síntese, objetivos claros e concisos, justificativa, materiais e métodos, resultados e conclusão/considerações finais.

7.2.1 A Banca Examinadora avaliará os Resumos de Trabalho e reserva-se no direito de rejeitar aqueles que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos para a inscrição;

7.2.2 São critérios de exclusão do Resumo de Trabalho:

7.2.2.1 se houver identificação da Instituição, do paciente.

7.3 Os Resumos de Trabalho serão deferidos ou indeferidos para apresentação neste Congresso, não será divulgado a nota dos referidos Resumos;

  • Os Resumos dos Trabalhos deferidos deverão ser apresentados neste Congresso e serão publicados nos ANAIS do Evento.

8. Do Resultado da Aceitação dos Resumos de Trabalhos

8.1 Será divulgado o resultado de aceitação dos resumos de trabalhos a partir de 13 de fevereiro de 2023 por meio do site: https://conesp.org/

8.2 O gradeamento das apresentações será divulgado a partir do dia 15 de fevereiro de 2023 por meio do site: https://conesp.org/

9. Da Emissão de Certificado de participação

9.1. Os participantes/congressistas que se inscreveram terão direito ao Certificado;

9.2. Os Certificados estarão disponíveis no site: https://conesp.org/ a partir de 15 de março de 2023;

10. Apresentação de Resumos

A apresentação dos Resumos dos trabalhos deverá seguir o modelo de Banner (Anexo II) e o tempo de apresentação será de 10 minutos.

11. Do Uso da Imagem

O(s) autor(es)  devem estar cientes que, ao efetivarem a inscrição, autorizam o uso da imagem, para compor obras diversas destinadas à divulgação de cunho educativo/informativo veiculados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em mídia impressa, eletrônica , digital, internet, redes sociais, banco de dados multimídias e acervo documental sem qualquer ônus válido para todo território nacional e internacional.

12.      Das Disposições Gerais

12.1 O (s) autor (es) do Resumo do Trabalho declaram que estão autorizados pelo seu orientador a apresentação e a publicação nos Anais do Evento;

12.2 Situações omissas ou não previstas neste Edital serão julgados pela Comissão Organizadora deste Congresso para deferimento ou indeferimento.

Anexo I – Eixos de Submissão do Resumo do Trabalho

  1.  Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde, no âmbito individual e coletivo, que também é chamado de Atenção Básica no Brasil, abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, e a redução de danos  e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Faz parte dela as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A partir de uma perspectiva multiprofissional, serão aceitos resumos que possibilitem discussões para o fortalecimento da APS, em acordo com a Política Nacional de Atenção Básica e que evidenciem a qualidade da assistência e os Determinantes Sociais de Saúde (DSS).

  1. Atenção Especializada

A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar).

  1. Atenção secundária

A “Atenção Secundária ou Média Complexidade é formada pelos serviços especializados a nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade” (Drago et al, 2013). Faz parte dela também, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24hs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)

A partir dessa perspectiva, busca-se resumos que tragam contribuições no campo de inovação e tecnologia em locais com equipamentos mais avançados, e atendimento nas diversas especialidades.

  1. Atenção Terciária

A Atenção Terciária ou de alta complexidade designa locais com leitos de Unidade Terapia Intensiva, Centro Cirúrgicos grandes e complexos. Envolve procedimentos que demandam tecnologia de ponta e custos maiores, como os oncológicos, cardiovasculares, transplantes, partos de alto risco e além de outros serviços.

Busca-se resumos de trabalhos que contribuam no campo da inovação e tecnologia em locais com equipamentos mais avançados, e atendimento nas diversas especialidades.

  1. Vigilância em Saúde

Trata-se de processo contínuo e sistemático de coleta e consolidação de dados, e disseminação de informações sobre eventos que se relacionam com a saúde. Visa o planejamento e a implementação de medidas e ações de saúde, incluindo a regulação, intervindo e atuando sobre os condicionantes e determinantes de saúde da população, buscando garantir a promoção e proteção em saúde, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

Incluem as mais diversas contribuições nas áreas epidemiológicas, sanitárias, saúde do trabalhador e saúde ambiental, visando necessidades sanitárias dos diversos territórios da prática profissional.

Este eixo deve evidenciar a importância da vigilância em saúde como uma prática em saúde.

  1. Vivências

Os relatos de experiências é um texto que descreve determinada experiência vivenciada, realizada de modo contextualizado, com objetividade, veracidade e aporte teórico, que possa contribuir de forma relevante no campo profissional.

Não é necessário abordar apenas experiências positivas, é interessante apresentar as dificuldades enfrentadas e os caminhos para resolver os problemas, que de alguma forma devem contribuir para os futuros profissionais da área.

Numa perspectiva multiprofissional, esse eixo deve produzir e divulgar saberes capazes de agregar e transformar a experiência durante o desenvolvimento dos cursos, bem como, oferecer perspectivas de possibilidades aos novos ingressantes.