2° CONGRESSO DE ESPECIALIDADES EM SAÚDE DO GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – GDRH

O Congresso de Especialidades é promovido pelo Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de São Paulo “Dr. Antônio Guilherme de Souza” – CEFOR/SUS/SP, do Grupo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo – (GDRH/CRH/SES/SP).  O CEFOR  está credenciado como Escola Superior para ministrar Cursos de Especialização Lato senso para a área de saúde desde 2017 e atua juntamente com em 11 (onze) Unidades a saber:

  • 3 (três) Unidades Didáticas de Apoio:
    • Instituto Pasteur – IP
    • Instituto de Saúde – IS;
    • Instituto Adolfo Lutz – IAL;
  • 6 (seis) Unidades de Saúde próprias, integrantes de sua estrutura, compostas por hospitais e ambulatórios de especialidades da SES/SP:
    • Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – IPGG;
    • Conjunto Hospitalar Padre Bento, em Guarulhos – CHPBG;
    • Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Itapeva;
    • Instituto Lauro de Souza Lima – ILSL;
    • Instituto de Infectologia Emílio Ribas – IIER;
    • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – IDPC.

  • 2 (duas) Unidades vinculadas à SES/SP:
    • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – HCFMB-UNESP
    • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HCFMRP-USP.

1.Do Público Alvo

1.1 Gestores dos Cursos de Especialização da SES/SP, Coordenadores da Comissão Local das Instituições vinculadas, Docentes, Bolsistas Ingressantes e Ex-Bolsistas das turmas de 2018 a 2023 das Instituições vinculadas ao CEFOR/SUS/SP, profissionais da saúde e graduandos da área da saúde.

2. Dos Objetivos

2.1 Divulgar as várias modalidades de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidas pelos bolsistas e ex bolsistas;

2.2 Divulgar as Instituições vinculadas e os seus respectivos cursos para a sociedade e contribuir na formação de profissionais para o SUS;

2.3 Propiciar a interação entre os bolsistas e ex bolsistas e suas respectivas instituições;

2.4 Incentivar a publicação de trabalhos de conclusão de curso nas revistas científicas.

3. Do Período de Realização

3.1 O Congresso será realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2024, no horário das 8h00 às 17h00;

3.2 Local: 100% Online via plataforma zoom.

4. Da inscrição do participante

4.1 A inscrição para participar do Congresso será gratuita e estará disponível a partir das 8h00 (horário de Brasília) do dia 18 de dezembro de 2023, encerrando-se às 23h59 do dia 27 de fevereiro de 2024. Os interessados poderão se inscrever através do link disponibilizado no site conesp.org, utilizando o sistema de inscrições da Even3.

4.2 Após a conclusão da inscrição, o participante receberá, via e-mail, o link para acesso ao evento (via plataforma Zoom) até 3 dias antes do evento.

4.3 Ao se inscrever, o bolsista/ex bolsista concorda com a política de privacidade do site e dá seu consentimento para o uso de seus dados para a finalidade exclusiva a que se destina este Congresso sua forma de divulgação e publicidade e demais atos necessários à concretização do Congresso, nos termos do que prevê a Lei n.º 13.709/18 (LGPD).

5.  Da Inscrição e Envio do Resumo do Trabalho

5.1 Somente o autor principal poderá realizar a inscrição do Trabalho (apenas uma única vez) através de um formulário do Google disponível no site conesp.org, no período compreendido das 8h00 do dia 02 de janeiro até as 23h59min do dia 23 de fevereiro de 2024 (horário de Brasília);

5.2  A elaboração dos Resumos deverá enquadrar-se em um dos 4 (quatro) eixos de submissão estabelecidos (Anexo I);

5.3 O Resumo do Trabalho deverá estar em língua portuguesa;

5.4 O número máximo de autores permitido será de até 06 (seis), sendo um deles, obrigatoriamente, o orientador(a) do trabalho; 

5.5 É permitido submeter o mesmo resumo em apenas um eixo temático, sob pena de ter o Resumo desclassificado; 

5.6 No Resumo do Trabalho deverá conter os seguintes itens: Introdução, Objetivos, Justificativa, Material e Métodos, Resultados/Discussão e Conclusão/Considerações Finais; 

5.7 Serão aceitos resumos com resultados parciais ou finalizados;

5.8 Serão aceitas até 04 (quatro) abreviaturas diferentes em cada resumo;

5.9 Dados da Instituição e Nome completo dos pacientes deverão estar anonimizados;

5.10 Será permitido até 2.500 caracteres no Resumo do Trabalho;

5.11 Os números de caracteres do Título e da Autoria estão excluídos;

5.12 Referências devem ser excluídas no Resumo do Trabalho;

5.13 O preenchimento e o envio dos resumos serão feitos exclusivamente por meio eletrônico;

5.14 Não será aceito o Resumo do Trabalho enviado por outros meios como  e- mail, físico e outros;

5.15 O Formulário de Inscrição só será liberado para o envio após o preenchimento de todos os campos obrigatórios;

5.16 Ao submeter o seu Resumo, confira as informações inseridas no formulário, pois não será possível editar ou corrigir as informações após o seu envio;

5.17 Ao inscrever o Resumo do trabalho, o bolsista/ex bolsista aceita integralmente as normas e condições estabelecidas neste Edital sobre as quais não poderão alegar desconhecimento.

6. Da Avaliação do Resumo de Trabalho

6.1 Os resumos de trabalho serão avaliados pela Banca Examinadora;

6.2 A Banca Examinadora avaliará os Resumos de Trabalho e reserva-se no direito de rejeitar aqueles que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos para a inscrição;

6.3 Se houver identificação da Instituição e/ou do paciente, o Resumo de Trabalho será indeferido.

7. Do Resultado da Aceitação dos Resumos de Trabalhos

7.1 Será divulgado o resultado de aceitação dos resumos de trabalhos a partir de 23 de fevereiro de 2024 por meio do site: https://conesp.org/

7.2 O gradeamento das apresentações será divulgado a partir do dia 23 de fevereiro de 2024 por meio do site: https://conesp.org/

8. Apresentação de Resumos

8.1. A apresentação dos Resumos dos trabalhos deferidos deverá seguir o modelo de Power Point disponível no site: https://conesp.org/ a partir de 02 de janeiro de 2024 e o tempo de apresentação será de 10 minutos;

8.2. Os Resumos dos Trabalhos deferidos deverão ser apresentados neste Congresso e serão publicados nos ANAIS do Evento.

9. Da Emissão de Certificado de participação

9.1. Os participantes/congressistas que se inscreveram terão direito ao Certificado;

9.2. As informações para emissão de Certificados estarão disponíveis no site: https://conesp.org/ a partir de 15 de março de 2024.

10. Do Uso da Imagem

10.1 O(s) autor(es)  devem estar cientes que, ao efetivarem a inscrição, autorizam o uso da imagem, para compor obras diversas destinadas à divulgação de cunho educativo/informativo veiculados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em mídia impressa, eletrônica , digital, internet, redes sociais, banco de dados multimídias e acervo documental sem qualquer ônus válido para todo território nacional e internacional.

11. Das Disposições Gerais

11.1 O (s) autor (es) do Resumo do Trabalho declaram que estão autorizados pelo seu orientador a apresentação e a publicação nos Anais do Evento;

11.2 Situações omissas ou não previstas neste Edital serão julgados pela Comissão Organizadora deste Congresso para deferimento ou indeferimento.

Anexo I – Eixos de Submissão do Resumo do Trabalho

I- Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde, no âmbito individual e coletivo, que também é chamado de Atenção Básica no Brasil, abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, e a redução de danos  e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Faz parte dela as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A partir de uma perspectiva multiprofissional, serão aceitos resumos que possibilitem discussões para o fortalecimento da APS, em acordo com a Política Nacional de Atenção Básica e que evidenciem a qualidade da assistência e os Determinantes Sociais de Saúde (DSS).

II- Atenção Especializada

A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar).

  • II A – Atenção secundária

A “Atenção Secundária ou Média Complexidade é formada pelos serviços especializados a nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade” (Drago et al, 2013). Faz parte dela também, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24hs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)

A partir dessa perspectiva, busca-se resumos que tragam contribuições no campo de inovação e tecnologia em locais com equipamentos mais avançados, e atendimento nas diversas especialidades.

  • II B – Atenção Terciária

A Atenção Terciária ou de alta complexidade designa locais com leitos de Unidade Terapia Intensiva, Centro Cirúrgicos grandes e complexos. Envolve procedimentos que demandam tecnologia de ponta e custos maiores, como os oncológicos, cardiovasculares, transplantes, partos de alto risco e além de outros serviços.

Busca-se resumos de trabalhos que contribuam no campo da inovação e tecnologia em locais com equipamentos mais avançados, e atendimento nas diversas especialidades.

III- Vigilância em Saúde

Trata-se de processo contínuo e sistemático de coleta e consolidação de dados, e disseminação de informações sobre eventos que se relacionam com a saúde. Visa o planejamento e a implementação de medidas e ações de saúde, incluindo a regulação, intervindo e atuando sobre os condicionantes e determinantes de saúde da população, buscando garantir a promoção e proteção em saúde, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

Incluem as mais diversas contribuições nas áreas epidemiológicas, sanitárias, saúde do trabalhador e saúde ambiental, visando necessidades sanitárias dos diversos territórios da prática profissional.

Este eixo deve evidenciar a importância da vigilância em saúde como uma prática em saúde.

IV – Vivências

Os relatos de experiências é um texto que descreve determinada experiência vivenciada, realizada de modo contextualizado, com objetividade, veracidade e aporte teórico, que possa contribuir de forma relevante no campo profissional.

Não é necessário abordar apenas experiências positivas, é interessante apresentar as dificuldades enfrentadas e os caminhos para resolver os problemas, que de alguma forma devem contribuir para os futuros profissionais da área.

Numa perspectiva multiprofissional, esse eixo deve produzir e divulgar saberes capazes de agregar e transformar a experiência durante o desenvolvimento dos cursos, bem como, oferecer perspectivas de possibilidades aos novos ingressantes.